28 de maio de 2014

#Cozinhando: Batata Rostie

Receitinha da minha famosa Batata Rostie para duas pessoas.

Coloque de 6 a 7 batatas (com casca e tudo!) de tamanho médio, para cozinhar por 10 minutos (12 no máximo!). A batata tem que ficar durinha mesmo, só "pré-cozida". Coloque sal à gosto na água.


Enquanto as batatas cozinham, corte em pedacinhos 150g de queijo mussarela, 200g de presunto ou peito de peru (frango desfiado também fica ótimo!)

 Corte também um tomate médio, e uma cebola pequena/média. (O tamanho da cebola depende do seu gosto).
PS: Eu gosto da cebola assim compridinha, mas também pode ser em "cubinhos".

 Você também vai precisar de orégano e pimenta do reino à gosto.

 Quando o tempo da batata cozinhando terminar, tire-as da panela, jogue água fria para esfriar, coloque em um pote (pode ser sem tampa) e coloque no freezer (isso mesmo, no freezer!!!)
PS: Esfrie bastante as batatas, porque a temperatura muito alta pode estragar o freezer!

Retire após meia hora (as batatas tem que ficar quase congeladas!) Quanto mais duras, melhor. Porque agora você vai ralar as batatas (descasque antes de começar a ralar!) e elas ficarão assim:
























PS: Coloque sal, caso ache que precisa.


A parte mais difícil acabou.
Agora você vai pegar uma frigideira daquelas que tem dois lados que se encaixam (acho que é omeleteira, não tenho certeza).
Coloque azeite ou óleo no fundo de uma das partes, cubra com a batata ralada, coloque os recheios, orégano, azeite e pimenta á gosto, cubra com mais barata ralada. Tenha certeza que as "beiradas da frigideira terão batata suficiente para o queijo não "vazar" de dentro da sua batata rostie.
(Desculpem não tirei foto desse passo, porque fica difícil sem ninguém pra ajudar, mas garanto que é bem fácil de fazer...)

Feche a frigideira (omeleteira) e "frite"!
Vire quantas vezes você achar necessário, eu gosto do resultado bem tostadinho. Tem gente que prefere a batata mais branquinha...
Vá abrindo a frigideira com cuidado pra saber se já está bom. Se o queijo "vazar" e agarrar na frigideira, tente "descolar" a parte agarrada e, se for necessário, coloque mais um pouquinho de batata ralada pra não agarrar novamente.

O resultado é esse:
Essa receita rende duas batatas desse tamanho!
























Bom apetite! Espero que gostem!




Nenhum comentário: