30 de outubro de 2011

#fikadica: pé direito

O pé direito é a medida do chão até o teto.

É comum em casas ou apartamentos mais antigos que o pé direito seja enorme, mas atualmente as construtoras tem colocado em seus projetos, pé direito de aproximadamente 2,30m, o que eu considero pequeno quando comparado com a altura da porta, que é de 2,10m.

Não acho necessário que o pé direito tenha 3m (acho um pouco demais em apartamentos - a não ser em flats que ficarão pra outro post!), uma altura de 2,60m é suficiente para colocarmos armários mais altos, prateleiras sobre as portas e penduricalhos no teto (tipo móbiles) sem muita preocupação.

Na foto, temos uma sala, integrada com a cozinha, com pé direito bem alto.

Quer fazer um teste?
Coloquei uma faixa preta na foto, onde seria mais ou menos o pé direito que estão fazendo por aí nos novos apartamentos.
Coloque a mão sobre a foto, de forma que a parte da foto acima da faixa preta fique escondida.
Você percebeu com a sala ficou parecendo menor?

Foto: revistadcasa.uol.com.br

Com um pé direito maior, além de facilitarmos a ventilação do ambiente, a sensação de amplitude do espaço também aumenta.
Quem não quer? :)

29 de outubro de 2011

SOS Natureza


De que adianta a sustentabilidade e todo seu objetivo de fazer o bem pro meio ambiente, utilizando materiais reciclados, materiais que não agridem ou poluem, se a cultura do brasileiro ainda é tão atrasada?

Ontem estava passeando pela praia de São Francisco, em Niterói, que possui uma das mais lindas vistas do Brasil, de onde é possivel ver o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, quando me deparo com essa cena. 

Na hora pensei no blog. Pensei em mostrar às pessoas o que às vezes não temos tempo de ver, ou às vezes fingimos não ver. Pensei em como precisamos nos dar conta de que quanto mais nos envolvermos, mais falarmos e mais nos indignarmos com essas coisas, mais poderemos cobrar e mais será feito pelo nosso mundo.

Espero que as pessoas se importem.
Espero que não seja tarde demais para nossas próximas gerações.

28 de outubro de 2011

Papel de Parede

Quando pensamos em mudar alguma coisa a primeira idéia é pintar as paredes, certo? 
Mas por que usar pintura se podemos usar papel de parede?

O papel de parede foi moda por muito tempo durante os anos 90. (Eu mesma tive papel de parede no meu quarto, era todo rosa de mini florzinhas, e com faixinha decorativa e tudo! Eu adorava! rs)

Agora o papel de parede voltou com tudo, principalmente por causa dos desenhos divertidos e padronagem diferente dos clássicos florais. Ainda hoje os florais são usados (e muito!), mas com uma diversidade enorme de padrões, ao invés de continuar igual, por que não arriscar outras padronagens?

Vamos aproveitar o papel de parede para ousar e criar ambientes lindos, aconchegantes e elegantes!


No último quarto reparem que o papel de parede funciona como cabeceira da cama (e os espelhos laterais dão um toque a mais!)

Particularmente, gosto mais das padronagens clássicas, tom sobre tom, tons pastéis, são lindas!!! Encontrei algumas pela internet (imagens na pesquisa do google!rs ) que gostei muito:




Vale ou não vale a pena renovar a decoração com esses papéis tão lindos?

;)

26 de outubro de 2011

Faz a diferença!


Imaginem esta sala sem os acessórios. Ficaria tão sem graça, né?
Os acessórios e objetos decorativos dão vida à ambientes muito neutros.
O legal é que, com uma sala neutra, podemos estar sempre mudando os objetos e "reconstruindo" nossa decoração, sem pesar muito no bolso.

Na sala escolhida de hoje, as almofadas dão requinte ao sofá, principalmente pela combinação com o tom das flores na mesa de centro. 
A luminária dá o ar moderno e complementa a mesinha lateral (P-E-R-F-E-I-T-A) de espelhos.
E o tapete remete ao clássico, mas sem perder a modernidade. (Toda sala clássica tem um bom tapete né?)


Todos os itens são vendidos na Tok&Stok (propaganda de graça! rs)

24 de outubro de 2011

Varandas e ecomateriais

Casa de verdade tem que ter um lugar onde possamos descansar, colocar os pés pro alto, passar momentos de tranquilidade e paz. Este lugar, muitas vezes, é nossa amada e querida varanda, que hoje ganha um post só pra ela, com dicas pra deixar nosso cantinho o mais gostoso possível. E nada melhor do que dar destaque aos ecomateriais, que estão em alta pois contribuem para a sustentabilidade e proporcionam elegância e aconchego.

E o que precisamos pra começar?
O de sempre: verde, muita cor e decoração moderninha e confortável, para descansar ao sol de verão.


No sofá, almofadas listradas dão conforto sem pesar na combinação madeira e tons pastéis.
Foco para o verde ao fundo, principal destaque do ambiente. Reparem no chão, que parece ter sido feito de madeira reciclada, e na porta/parede toda de vidro, que traz luz à casa resultando em: Economia de Energia Elétrica!


Sustentabilidade total nesta varanda: toras de madeira funcionam como pilastras para o telhado em bambu, sofá de trançado e banquinhos de madeira como criados. A almofada verde, de tecido feito de fibras, serve de assento, além disso é linda.

Moderninha, sem fugir ao estilo madeira + verde. O sofá dá destaque à combinação mais arrojada para a varanda. Almofadas coloridas que contrapõem decoração, praticidade e conforto. Mesa e parede de filetes de pedras como toque final de bom gosto.


Fotos: Revista Arquitetura e Construção.